quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Perigo do Tradicionalismo

O tradicionalista mostra zelo pela LEI de sua igreja ou denominação e por adotar a tradição da igreja como lei de Deus, a pessoa pensa que Deus está satisfeitíssimo com ele e com sua comunidade porque faz tudo que a tradição ordena. Por outro lado, pensa pensa que os que se mantêm em uma tradição diferente da dele, precisa de inteligência ou de boa vontade para se converter. A lei apresenta os seguintes perigos:
1 - cria dois ou mais povos de Deus, mesmo que a Biblia declare que só existe uma só familia eterna em Cristo, uma só videira, um só corpo de Cristo - Ef 2:14-22, 4:4; 4:13-16; Jo 15:1-5; 1 Co 1:13 e 12:12.
2 - a santidade vira a obediência externa com as regras e crenças do seu grupo tradicionalista. Em vez de buscar o reino de Deus em primeiro lugar, como Jesus ensinou em Mt 6:33, o tradicionalista busca o comportamento de acordo com as regras.
3 - a tradição copntrola atos e pensamentos de um determinado grupo, engolindo a fé independente da Palavra autorizada de Deus, ela sofrerá modificações que, por sua vez, impedem ao invés de encorajar ou facilitar o crescimento da verdadeira santidade.
4 - o tradicionalismo foca a vida espiritual na lei da denominação e não em Cristo, exteriorizam as exigências, reduzindo-as ao modelo de comportamento médio da comunidade ao qual faz parte.

Retirado do livro - Lei, Graça e Santificação de Russel Shedd

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário