sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Consumo Sustentável

Pois é, gente, em época de crise nada melhor do que aplicar os 5 Rs a nossa vida:
1 - REFLITA antes de comprar - antigamente poderosa era quem podia comprar e muito, hoje, poderosa é aquela que sabe o que quer e o que precisa e só leva isso para casa, não é o vendedor ou a propaganda que manda, é ela.
2 - RECUSE o que é desnecessário - o que você consome ou compra revela quem você é, não cometa a gafe de pensar só no preço do produto quando for comprar mas também, e principalmente, no impacto ambiental que ele pode causar.
3 - REDUZA o que é excessivo - tenha o necessário para você, isto é, o que você realmente usa e de boa qualidade, prefira roupas clássicas de bons tecidos e cortes pois duram muito e estão sempre UP, os modismos passam, nada de gastar tubo d dinheiro com calça saruel (horrível, não conheço e nunca vi ninguém que ficasse bem vestido com uma) ou cores extremas da moda, brinque com cores em acessórios ou garimpe algo barato pois moda sempre é para uma estação só.
4 - REUTILIZE sempre que possível - seu jeans rasgou ou desbotou demais no joelho, que tal virar uma bermuda ou shots?, não aguenta mais aquela bata ou vestido, procure uma costureira e faça virarem camisetas ou camisas. Enfim...e o que não tiver jeito mesmo...DOE. Doe pois o que não serve mais para você pode ser um show para alguém. Organiza chás para trocas entre amigas e etc.
5 - RECICLE o que você acha que não tem mais utilidade - teu moletom tá feio demais até para doar para alguém, corte em pedaços e virará pano de limpeza, teu pijama tá que é bolinha pura, faça o mesmo.  Teu jogo de xícaras que era de 6 peças só tem 2, sem problemas, use-as como canecas ou como porta canetas, porta pincéis de maquiagem, leve para o banheiro e faça arranjinhos de flores secas para a pia...muitas utilidades...

Vamos evitar as armadilhas do consumo excessivo e desnecessário e manter a compostura em frente a uma vitrine. Pense se vale a pena trabalhar só para ficar pagando conta de coisas desnecessárias?

Vou ler muito isso....Graça e Paz !!!!

Fonte - Revista Cláudia - Maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário