domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um cão especial - Amom

Mariza querida, tomo a liberdade de te mandar esse texto q. redigí, com esperança de q. seja publicado e q. possa incentivar/sensibilizar as pessoas...fico orgulhosa de seu trabalho super legal na ajuda aos desabrigados de nossa região, q. Deus te Abençoe !!!
no aguardo de sua opinião,
bj,
Moll  
"A missão de Amon"

Acompanhando seu dono, Marcelo Coruso, como voluntário junto à Cruz Vermelha - AMON (Australian Cattle Dog) foi o único cão de resgate q. atuou especificamente na região do Vale do Cuiabá, Itaipava - Petrópolis  - depois da tragédia provocada pelas chuvas de janeiro na região serrana do RJ.
Com 4 anos de idade, recebeu de seu dono o treinamento p/ busca e resgate progressivamente, como um treinador especializado e experiente, Sr. Coruso percebeu em Amon, ainda filhote, a ´vocação´ p/ esse serviço, assim seu treinamento transcorreu sem quaisquer dificuldades e Amon acompanhou seu dono por diversos cursos e demonstrações por ele ministrados, sempre alegre, atento, ativo e obediente.
Foi preciso vários dias de trabalho até q. fosse possível acessar a região do Vale do Cuiabá, e não é difícil imaginar a situação dos locais atingidos pela pior das catástrofes já registradas na região - todos os mais sérios fatores (ocupação irregular do solo, topografia acidentada, falta de recursos, descaso na preservação ambiental) coadunaram nesse momento p/ um trágico episódio q. emociona e sensibiliza toda a sociedade, q. se mostra solidária nesse difícil momento de tristeza e luto.
A região foi encontrada devastada pela força das águas e da lama - áreas soterradas, edificações derrubadas, famílias desabrigadas, e ainda muitos grupos de pessoas e animais q. há dias permanecia em completo estado de isolamento...
E o q. faz Amon nesse contexto?  
Como sabemos um cão treinado como ele pode realizar o trabalho de cerca de 30 bombeiros, ao farejar e localizar vítimas - após 12 dias de trabalho encontrou, infelizmente, mais de 10 vítimas fatais, em circunstancias nas quais muito provavelmente jamais teriam sido detectadas - é absolutamente impressionante sua habilidade, e a cada dia q. passava o trabalho se tornava mais difícil: os odores se multiplicam e misturam, a lama dá lugar a uma poeira contaminada, e já não há esperanças de q. se resgate alguém c vida...
Mas Amon, não desiste, mesmo percebendo a tristeza e desolamento das pessoas permanece atento acompanhando seu dono e a equipe, mesmo quando o cansaço e a emoção pareciam esmorecer os humanos - esse cão foi muito além, ajudando a manter o moral da equipe, representando fundamental fator de suporte emocional junto aos desabrigados encontrados, oferecendo seu carinho, distraindo crianças, e fazendo a mágica tarefa de provocar sorrisos naquelas pessoas q, sofreram as mais duras perdas - calmamente se aproximando, se deixando afagar, interagindo... deixa a emocionante marca de q. um cão pode ser uma esperança amiga de dias melhores, q. acalenta corações !!
No décimo segundo dia de trabalho Amon sofreu uma grave intoxicação, e graças ao atendimento veterinário eficaz e rápido, após 3 dias de internação superou o episódio, mas já não pode voltar a esse trabalho tão cedo...Obrigada Amon, q. o ´´Senhor de Todas as Criaturas´´ te mantenha como esse grande exemplo de solidariedade e amor incondicional !!!
Parabéns a seu dono e a todos as equipes e voluntários q. estiveram e estão envolvidos nesse triste episódio.

Em 1 de fevereiro de 2011 08:09, Christianne Moll (Veterinária) escreveu:
Estou sempre c/ vcs em minha memória e em meu coração, contem comigo !!!
bjss
Postei esse texto porque achei de grande importância para cada um de nós, conheço o trabalho da Cris e sei de seu profissionalismo, carinho e cuidado exemplar para nossos amigos/amados de 4 patas.
No próximo post fotos de Amom 
BJkSSS Prª Mariza

Nenhum comentário:

Postar um comentário