segunda-feira, 27 de junho de 2011

Casamento - Submissão


Como uma esposa cristã, tenho que ser submissa ao meu esposo? 
Submissão é uma ideologia ultrapassada?
Submissão é uma cultura machista?

No dicionário submissão é ato ou efeito de submeter-se a uma autoridade ou lei. Aceitação de um estado de dependência. Estar debaixo da mesma missão.

A Bíblia Sagrada traz em suas páginas ensinamentos que não envelhecem ao longo tempo e jamais ficam ultrapassados. 
A Bíblia não é fruto de uma ideologia humana. O casamento foi desde o principio uma instituição divina, e regulamentada pelo próprio Deus. Antes, mesmo de a sociedade reconhecer o valor da mulher, o Senhor Deus já reconhecia.

No livro de I Corintios 7:4 esta escrito “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” Como se pode ver claramente a Bíblia orienta que a mulher seja submissa ao marido e ele a ela.

Em Efésios 5:33 este ensinamento é repetido “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”. A mulher cristã deve sim ser submissa ao seu marido da mesma forma que ele deve se submeter a ela, a mulher deve reverenciar o seu esposo, assim como ele tem o dever de ama-la e honra-la.

Em I Pedro 3:1 vem a ordem clara de que as esposas devem ser submissas “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos;” Texto este que infelizmente tem servido como base para muitos argumentos machista no meio do povo de Deus. Porém como todo texto quando usado fora de contexto, este texto utilizado sozinho é distorcido. Pois se continuarmos a ler, neste mesmo capitulo veremos que o dever de submissão é condicionado.
No versículo sete, Pedro ressalta que o dever do marido é dar honra a mulher e entendê-la. “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. (I Pedro 3:7). Portanto não há machismo nem feminismo nesta ordem divina e sim um conselho para que o casamento seja uma fonte de benção na vida do casal.

Em nossos dias são inúmeros os casamentos que acabam em divórcio, dor e sofrimento, simplesmente por que o casal não se sujeita um ao outro. Cada um quer mandar mais, quer falar mais alto. Querem ser honrados, mas, não dão honra. Querem ser amados, mas, não sabem amar. Que Deus tenha misericórdia e abra os olhos dos casais para entender e obedecer este aconselhamento divino que só traz edificação e bênçãos.

Graça e Paz!!!

Um comentário: