quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dizimo

O dízimo é uma forma de mostrar gratidão pelas bênçãos decorrentes da salvação. O dízimo é um sinal de avivamento, entre outros, quando provém da fé e de um coração que reconhece o senhorio de Deus sobre todas as coisas.

·        O Dízimo no Antigo Testamento

No antigo testamento era separar a 10ª parte do produto da terra e dos rebanhos para sustento do santuário de Deus e dos sacerdotes.

1 – Nos dias de Abraão o dízimo é anterior a Moisés e Abraão, porém seu 1º registro bíblico é deste patriarca. - GN 14-20 / HB 7-2 / LV 27-30,32-34 / DT 12-5 e 6.
2 – Jacó - GN 28.18-22
3 – Moisés - DT 26.1-15
            Nesta época era mantida a casa de Deus e a tribo levítica, responsável pelo sacerdócio.
Malaquias chamou de roubadores de Deus quem não pagava o dízimo. ML 3.8-10

·        Dízimo no Novo Testamento

1 – Jesus e o dízimo - MT 23.23 e 24

O texto mostra que o dízimo entre os contemporâneos de Jesus tornou-se legalista e ostenta tória de falsa espiritualidade. Os escribas e fariseus cumpriam esta determinação para serem vistos e honrados pelos homens, e não como fruto sincero de corações agradecidos. Era só aparência. O texto enfatiza a arrogância, da falsa religiosidade, onde a hipocrisia se reveste de justiça para tornar-se glória de corações iníquos e apodrecidos.
            No MT 23 Jesus reprova a motivação errada. Foi isto que deixou claro ao afirmar “... pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei,o juízo, a misericórdia e a fé, ou seja, uma coisa não pode existir sem a outra. Tanto que acrescentou.
“Deveis porém, fazer estas coisas (viver o juízo, a misericórdia e a fé) e não omitir aquelas” (dizimar a hortelã, o endro e o cominho).
Jesus reforçou o conceito de que o dízimo, antes de ser obrigatoriedade, para aparentar justiça, é um ato de fé que produz obediência voluntária aos mandamentos da palavra de Deus.

Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário