segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Dízimo e o Espírito Santo


1 – A natureza do Espírito Santo
O Espírito Santo é uma pessoa divina, tal como o Pai e o Filho, ele convence o homem do seu estado pecaminoso e da condenação eterna.
      
      a)      Provas bíblicas da sua divindade – Em GN 1.2 tem a primeira referencia ao Espírito Santo, o qual participou ativamente da criação. O Espírito Santo possui os mesmos atributos do Pai e do Filho.
1 – Onipotência
2 – Onisciência
3 – Onipresença

      b)      Provas da sua personalidade – O Espírito Santo é uma pessoa, não uma influência ou energia cósmica ou força ativa de Deus. Ele possui características e personalidade, intelecto, vontade e sentimento. (RM 8.27 e 1Co 2.10 e 11.16) onde se observa claramente a sua capacidade de examinar, conhecer e interceder, ele se entristece e tem ciúme (zelo) de nós. Tiago 4.5 e mais:

Revela: 2Pe 1.21 – A bíblia, revelação de Deus à humanidade, foi escrita por homens. Inspirados pelo Espírito Santo.
Ensina: Jo 14.26
Intercede: RM 8.26 – Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis
Ordena: AT 13.2
Testifica de Cristo: JO 15.26 / 1 Jo 5.6 e 7
Fala a Igreja: Apocalipse 2.7,11,17,29 – 3.6 e 13 – 22
Convida à Salvação: Apocalipse 22.17

2– Nomes e Símbolos do Espírito Santo
a)      Espírito de Deus – Significa que ele é executivo da divindade. Em Lc 11.20, Jesus afirma que expulsará os demônios pelo “dedo de Deus”.

b)      Espírito de Cristo – Rm 8.9 conferido a 3º pessoa da trindade indica que o Espírito Santo é enviado por Cristo para glorificar e habitar o salvo.

c)       O consolador – Jo 14.16,26 – 16.7 O Senhor sabia que breve, teria que deixar seus discípulos, contudo, eles não ficariam sós, pois Ele enviaria o “outro consolador” a fim de ficar com ele para sempre.

d)      Espírito de Verdade – Jo 14.17 e 16.13

e)       Espírito da Graça – 2 Co 12.9

f)       Espírito de Vida – Rm 8.2 O poder do pecado e da morte não tem efeito sobre aqueles que receberam o Espírito Santo. RM 8.11

3 – Símbolos do Espírito Santo
a)      Fogo – fala de ação purificadora do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que incinera a força do pecado dentro de nós e consome tudo que representa palha, madeira e feno, o fogo do Espírito Santo assinala a presença de Deus na vida do crente, ao iluminá-lo e aquecê-lo.

b)      Vento – JO 3.8 – O Senhor refere-se à ação do vento, para ilustrar a operação do Espírito Santo na regeneração do pecador. Tal como o vento, sua presença é sentida sem, no entanto, poder tocá-lo. Percebe-se a sua real operação na vida do crente e da igreja, embora não possa vê-lo tal como é. Seus atos independem da vontade humana, pois ele é Deus, é soberano.

c)       Agua – simboliza a palavra de Deus, que concede vida aos que estão mortos em seus delitos e pecados.

d)      Selo – é a garantia que um objeto não seja confundido com nenhum outro, é uma marca pessoal e intransferível. O crente é uma propriedade do Senhor, o selo do Espírito Santo, no ato da conversão, confere a garantia de vida eterna ao novo membro da família de Deus.

e)      Azeite – é o mais conhecido dos símbolos atribuídos ao Espírito Santo. No antigo testamento era usado para consagrar sacerdotes e reis de Israel, ser ungido significava estar revestido da autoridade de Deus. A igreja primitiva ungia os enfermos, que saravam, após a oração da fé. Tiago 5.14 e 15 ainda se faz isso em obediência a palavra de Deus.

f)       Pomba – simboliza: brandura, inocência, doçura, pureza, amabilidade e paz.

 Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário