segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vaidade


Cuidados com o corpo é pecado? 
Cuidados com a aparência é pecado?
Cuidados e capricho para se vestir é pecado?


Perguntas típicas que sempre aparecem no meio evangélico. 

O que é vaidade? 
A Bíblia responde: “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2).

No dicionário de língua portuguesa vaidade é o desejo exagerado de atrair admiração, atenção ou elogios dos outros.

Desde o nascimento o ser humano é assim, quando bebês, choramos para atrair atenção de nossos pais, e este choro por diversas vezes é o que garante nossa sobrevivência. 

Esse comportamento é pecado? 
Obviamente, não.

Cuidar do corpo é sim vaidade, mas isto não quer dizer que seja pecado, pecado será se o seu desejo de cuidar do corpo estiver associado ao desejo de exibi-lo aos homens ou se estiver atrelado ao espírito de prostituição e sensualidade. 
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição” (I Tessalonicenses 4:3). 
A vaidade só se torna um pecado quando ela compromete o nosso relacionamento com Deus, afastando-nos da santificação, quando ela passa a ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.

Então não é pecado cuidar do corpo, fazer academia, se vestir bem, porém é preciso ter sabedoria, e não se deixar dominar pela vaidade, não se pode ser escravo dela, fazer tudo para ser belo, a beleza do corpo é coisa passageira.  
Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.” (Jeremias 10:15). 
Este corpo não garante a nossa salvação, temos que alimentar nossa alma, santificar-nos, e sempre lembrar que nosso corpo é templo do Espírito Santo. 
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Corintios 6:19)

Portanto, mulheres cristãs, sejamos prudentes e sábias, vamos cuidar de nossos corpos, termos saúde e aparência limpa e saudável, vestir o que nos faz sentir bem, o que está de acordo com nosso tipo físico, lembre-se que "podemos todas as coisas mas nem tudo nos convém", vamos estar diariamente belas para nós mesmas ou nossos maridos, mas também cuidar de nossas almas e sermos santas para nosso Deus. 
Primeiro Deus, sempre, e com ordem e decência podemos ficar belas, sejamos sensatas.
Toda criação esta sujeita à vaidade, é a própria Bíblia que diz: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou” (Romanos 8:20). 
Vamos cuidar de nossas aparências, sem nos esquecer jamais de nossas almas, vamos ser bênçãos para nossos maridos, filhos e exemplo na Igreja de Cristo.

Maquiagem pode?
Pode sim, desde que você saiba o que está fazendo! Nada mais feio que um blush marcado (tipo chinelada na cara) ou um olho cheio de glitter ao meio dia, lapis escorrido então, ui, um horror.
Acorde e limpe sua pele, uniformize-a com uma base no mesmo tom da sua pele (sempre que for comprar base teste no rosto e nunca na mão porque o tom é diferente), se quiser usar uma sombra pode é só optar pelos tons neutros, rimel, delineador e um batom ou gloss. Vai deixar você bonita o dia todo. A noite pode carregar mais um pouquinho.
Para evitar o borrão no olho, passe o lápis por fora e o esfume, ou se preferir o lápis dentro da linha d'água passe com um pincel um pouco de pó compacto em baixo dos cilios para evitar o escorrimento.

Enfim, nunca esteja linda, SEJA SEMPRE LINDA!!! Não é pecado não.
Arrume-se para se sentir bem e não para ser vista.
Qual a sua intenção quando passa um batom, faz a unha ou veste uma roupa nova?
Ser vista ou ser feliz?
Se é ser vista pare o que está fazendo, o que vale é o propósito do coração e seu propósito está errado.
Se é para ser feliz e se sentir bem e segura continue.

Graça e Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário