segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Discípulo e os Dons do Espírito Santo

Os dons podem ser divididos em 3 grupos:

·         Primeiro - Dons de revelação
Palavra de Sabedoria
Palavra da Ciência
Discernimento de Espíritos

·         Segundo – Dons de Cura
Operação de maravilhas
Cura

·         Terceiro – Dons de inspiração
Dom de língua
Interpretação
Profecia

Dons de Revelação - Concedem ao crente poder para o saber. Recebemos do Espírito Santo informações e revelações de forma sobrenatural. Para tornar-mos capazes de conhecer o pensamento Divino e a intenção dos opositores da obra divina.

1)      Palavra de Sabedoria e da Ciência:
Capacidade de saber e de aplicar as revelações.
Sabedoria é o conhecimento dado pelo Espírito Santo que capacita o crente a perceber, falar e agir em circunstâncias tais que os elementos naturais se tornam inúteis.
(Tiago 3-17 e 1Co 2-6 a 8)
Ciência revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de suas vidas, com a finalidade de socorrer os seus e manifestar sua glória e poder.
       A Ciência e a Sabedoria se completam. Ciência permite conhecer os segredos divinos e a Sabedoria leva o crente a aplicar corretamente os conhecimentos revelados.
2)      Discernimento de Espíritos
É uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo que permite conhecermos a natureza e o caráter dos Espíritos. Separa o falso do verdadeiro, o puro do impuro, o santo do pecador, o joio do trigo e a intenção dos corações.
(1Jo 4-1)

Dons de Poder - São: Fé, Cura e operação de maravilhas. Eles concedem ao crente meios para\ realizar obras espirituais entre os homens.
1)      Dom de cura é a operação de maravilhas. São concedidas como uma solução divina capaz de amenizar o sofrimento  humano, através da fé em Jesus. Todas as enfermidades estão sujeitas à cura Divina. Deus, de um modo sobrenatural, comunica saúde e força aos corpos afligidos.
2)      Dons da Fé é a capacidade espiritual e sobrenatural que conduz o crente a confiar em Deus, a fim de realizar proezas em nome do Senhor.
É fé sobrenatural capaz de movimentar os dons de curar e a operação de maravilhas.

Dons de Inspiração - É a virtude de falar, não pela mente humana, mas pelo Espírito Santo.
1)      Línguas e interpretação
A bíblia faz menção das línguas estranhas como sinal do batismo no Espírito Santo e também como uma concessão especial. Para que este edifique a igreja, é necessário que haja interpretação, caso contrario só a pessoa que fala se edifica. (1Co 14-13,18,28,39 e 40)

2)      Profecia é falar aos homens em nome de Deus. (1Co 14-29)

Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário