sábado, 13 de agosto de 2011

O Discipulo e a Temperança 2


Temperança = qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade. Ela é necessária ao Cristão, é uma demonstração do novo nascimento. O fruto do espírito não é produzido na vida de qualquer maneira.
A)     Amor = somente pelo Espírito Santo somos capazes de dedicar o amor aos nossos inimigos, de tal forma que lhe desejamos o bem e perdoarmos as suas ofensas de todo coração para jamais lembrar-mos dela.
B)      Gozo = apesar das dificuldades financeiras, enfermidades, calunias e etc. pela atuação do Espírito Santo estamos cheios de gozo em nossa vida.
C)      Paz = vivemos no meio da violência, o que nos dá insegurança e medo. A paz do Espírito Santo nos dá tranqüilidade e confiança.
D)     Longanimidade = nos faz esperar com paciência no Senhor.
E)      Benignidade = tornar-mos desejosos do bem a todos inclusive, a nossos inimigos.
F)      Bondade = ser bom para todos sem acepção de pessoas.
G)     Fé = é a certeza que Deus existe e está sempre conosco nos dando vitória.
H)     Mansidão = nos torna manso e calmo.
I)        Temperança = parece ser o somatório de tudo. Quem possui tem o domínio próprio. 

Necessidade de Autocontrole
1)      Nas palavras:
Não devemos falar o que sabemos, mas sim, sabermos o que falamos, isto é sobriedade, domínio próprio. Muitas pessoas são mal sucedidas porque falam demais, até na Bíblia existe este tipo de relato.
SL 34-13
PV 13-3
TG 12-6

2)      Nas ações:
Os cristãos tem que ter força de vontade para vencer as tentações e suplantar os desejos da carne. Ele deve se ocupar com coisas boas, a melhor terapia é: ler a bíblia, cantas hinos evangélicos, visitar novos convertidos, desviados e enfermos.

3)      Nos pensamentos:
EX: Davi que desejou a mulher de Urias a ponto de envia-lo a frente de batalha para ele morrer.
1SM 13-14
SL 89-20
2SM 11-1-5

Causas da intemperança:
·         Álcool
·         Fumo
·         Glutonaria – comemos para viver e não vivemos para comer.
·         Sensualidade – amor aos prazeres materiais.

Modelos de impureza
·         Olhos impuros: corrompem a humanidade através: filmes, novelas, revistas e programas pornográficos que hoje tem transito livre na nossa sociedade “moderna”.
·         Desejos impuros: prostituição, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, inveja, homicídios, bebedices, glutonarias, adultério e fornicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário