segunda-feira, 2 de abril de 2012

Consumo de frituras tornou-se hábito universal... - Flávia Carvalho

Sabe-se que o óleo vegetal quente, em ebulição, altera as características químicas e orgânicas do alimento que é mergulhado nele.  Na dieta moderna, a concentração calórica de alimentos encharcados com óleo tiram o lugar das hortaliças, frutas e cereais in natura.
Os triglicerídeos, importantes constituintes de óleos e gorduras, são desmembrados pelo calor em glicerol e ácidos graxos.
O glicerol continua sofrendo a ação do calor, provocando a desidratação da molécula. Este processo de perda de água forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena.  A acroleína destrói as fibras elásticas, e irrita a mucosa gastrintestinal.
Entre as maiores vítimas da acroleína, estão as artérias.  As fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e higidez à parede arterial, são destruídas sistematicamente.
O resultado é degeneração e envelhecimento precoce, pois além de danificar as artérias também acelera o enrugamento e envelhecimento da pele. 
Sabe-se que a concentração de gordura dos alimentos acelera o aparecimento de tumores.  Entre as mulheres, de cada dez diagnósticos de câncer de mama, nove ocorrem em pessoas com hábitos insalubres.  Dieta rica em gordura, excesso de peso e vida sedentária são apontados como principais causas de enfermidades hormonais femininas.

Portanto, rumo à BOA ALIMENTAÇÃO!

Dicas da Nutricionista Flavia Carvalho 
Contato: Nutrislim Alimentação e Nutrição
Tel.:             (24) 9909 0323      


Nenhum comentário:

Postar um comentário