segunda-feira, 15 de abril de 2013

Umidade e mofo


Olá abençoadas...Graça e Paz!!
Nosso assunto hoje é MOFO, para quem tem rinite como eu e Felipe é um horror e na época de inverno aqui em Petrópolis a umidade é mais alta do que o normal então essas famigeradas manchinhas e cheirinhos aparecem.
Então vou deixar aqui umas dicas que uso aqui em casa para amenizar a situação e ficamos bem com isso, vamos começar:
Azulejos do banheiro/box pode utilize cloro diluído em água (na mesma proporção), deixando a mistura agir por cinco minutos. Depois, é só enxaguar.
Outra dica e usar limpa limo... Depois, é só enxaguar.
ROUPAS - Guarde suas roupas no armário somente quando estiverem completamente secas.
Nunca deixe as peças armazenadas dentro de sacos, pois estes impedem a circulação do ar, mesmo que voc~e coloque um pedacinho de sabonete dentro não resolverá muito porque o cheiro de guardado aparecerá.
Roupas guardadas dentro do armário por muito tempo devem ser lavadas mesmo que estejam limpas.
Peças pesadas como casacos, agasalhos e couro devem ser expostas ao sol por algumas horas a cada seis meses.

Livros e Estantes - Escolha estantes abertas que permitam uma boa circulação do ar e coloque o móvel longe de encanamentos.
Para garantir que os livros ficarão protegidos contra a umidade, espalhe pedaços de algodão embebidos em terebentina, trocando-os após dois meses.
Outra solução é colocar cal virgem ou giz de cera dentro de vidros com boca larga até a metade do recipiente. Ambos deverão serem trocados a cada seis meses ou menos, de acordo com sua necessidade.

Remover mofo de livros  - Pegue uma escovinha macia, passe um pouco de vinagre branco e esfregue delicadamente, tomando cuidado para não manchar as páginas. Espere secar muito bem para só então guardá-lo. Mas se o problema do mofo é na estante, passe a mistura de água e água sanitária (na mesma proporção).

Mofo no armário:

• Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.
• Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar, em locais muito úmidos, são indicados 15 minutos diários.
• Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana. 

Mofo nas paredes:
• Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.
• Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.
• Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede. 

Mofo nas roupas:
• Nunca armazene roupas em sacos plásticos
• No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária
• Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão
• Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água

Escovas e pentes de cabelo - podem ser limpos submergindo-os com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.

Box - box de vidro temperado, esfregue com uma esponja umedecida em vinagre branco: ficarão brilhando...

Guarda-roupas:
• Vestidos ou roupas brancas que irão ficar guardadas por algum tempo, ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo.
• As roupas de lã ou de peles são facilmente atacadas pelas traças; evite o aparecimento delas, tendo dentro do armário algumas folhas de jornal, ou qualquer papel impregnado de tinta de imprensa. Espalhe também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão e naftalina.
• Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro. Além de evitar o cheiro de mofo é ótimo para espantar as traças.

Umidade dos Armários - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.
Para evitar que a roupa se impregne com o cheiro de úmido, deixe secar por uns dias, cascas de laranja ou cidra e coloque-as no roupeiro.

Azulejos -  use uma esponja com água e detergente. Nas juntas, aplique uma mistura de água sanitária e sabão em pó. Por último, enxágüe e, com um pano, seque bem. Não esqueça de usar luvas!

Box - para retirar manchas do box e limo (aquele círculo verde-esbranquiçado que se forma dentro do vaso sanitário), utilize vinagre branco: embeba um pano no líquido, deixe-o sobre a mancha e, após alguns minutos, esfregue delicadamente o local com o mesmo pano.

Cortina no box - deve ser retirada e limpa separadamente. Deixe-a de molho em uma mistura de água morna e sabão, por uma hora. Em seguida, esfregue-a, retirando o excesso de gordura. Use a mesma técnica em tapetes de borracha.

Ralo - coloque um pouco de desinfetante perfumado no ralo todas as noites, pode usar a tampinha do mesmo como medida. O banheiro pela manhã ficará com cheirinho muito agradável.

Vidros e espelhos - limpe com a seguinte solução: 45% de água, 45% de álcool e 10% de amônia. Coloque-a em uma embalagem com bico borrifador. 

Umidade dentro dos armários e gavetas-Passe em todo interior do armário, das gavetas, do guarda roupa, um pano molhado em ½ copo de vinagre branco, ¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais), passe muito bem por todo interior do móvel.
Deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade.
Atenção: Se o móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera comum de pisos incolor.
Se o mofo já estiver instalado e for móvel de madeira, se tira com querosene.
Pode também, pendurar dentro de um armário uma meia velha contendo serragem; fazer saches de cal, um amarrado de giz branco; ou furar uma lata com vários furos na tampa contendo um pedaço de carvão; ou ainda colocando pedaços de cânforas (cânfora se compra em farmácias).

Repelente de traças - sachê de capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.
Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.
Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.
O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os saches recheados de folhas picadas servem como repelente.

Fazendo sache:
Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários.
Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

Gavetas emperradas-
Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.

Espero ter ajudado..

Bjksss....Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário