quarta-feira, 15 de maio de 2013

Anodontia


Olá abençoados....Graça e Paz!!!

Tem coisa que acontece na vida da gente que a gente nem acredita....

Meu filho de 11 anos, o Felipe, começou um novo tratamento dentário apesar de eu achar estranho a falta de queda dos dentes de leite, achei que cada um com seu cada um, a dentição dele estava normal.
Então no dentista foi pedido uma Radiografia para ver seus dentes todos e etc... aí veio a surpresa. Desagradável porém surpresa.
Pelo fato de um dente de leite do Felipe ter quebrado foi pedido esse raio x e através dele a dentista descobriu que o Felipe tem ANODONTIA, o nome é exatamente este.
Como nunca havia ouvido falar perguntei o que era e confesso ter me assustado com a resposta, é o seguinte:

"Anodontia - ausência genética de dentes - apresenta padrões de transmissão genética autossômica e heterossômica, que podem atingir ambas dentições, podendo causar modificações na forma e tamanho dos dentes homólogos e sucessores, fato importante no planejamento ortodôntico. 
Os dentes mais afetados por esta anomalia são: os terceiros molares, incisivos laterais e pré-molares. Quanto à raça, o sexo e a localização, os estudos são divergentes. 
A anodontia requer uma conduta preventiva por parte dos odontopediatras e ortodontistas, através de exames clínicos e radiográficos completos e detalhados, e requer ainda uma atuação multiprofissional quando associada a outros distúrbios mastigatórios e síndromes faciais, como o lábio leporino e fenda palatina.
Fonte: J Dent Res 2003 Mar ;82(3):162-5 (Publicado por: Drª Shirley de Campos)"

Isto é, meu filho não possui alguns dentes permanentes e vamos ter de aguardar ele fazer 18 anos para implantar os que estão faltando, são uns seis dentes, inclusive o ciso que todos tem 4 ele só tem 2.
Levei um baque e entendi porque os dentes de leite não caíam, porque não tem o outro que os empurre. 
Ele só teve a queda de 6 dentes de leite até hoje e não vão cair mais e se caírem terão de ser implantados após os 18 anos. Gente que pauleira.
Os permanentes que ainda não nasceram a dentista terá de dar um pique na gengiva para ver se eles sobem, porque como não tem outros eles não nascerão de forma natural.

Resolvi postar isso para servir de alerta as mães, por favor, eu marquei passo, o levei cedo ao dentista mas jamais me passou pela cabeça a necessidade de um raio x tão cedo. Talvez se tivesse visto mais cedo não estaria perdendo este dente que quebrou ou sei lá.

Procure um dentista o quanto antes para seu filho e peça a ele, na idade certa um Raio X apenas para avaliação.

Fica a dica...bjkssss....Graça e Paz!!!!





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário