sábado, 18 de maio de 2013

Livros Apócrifos

Olá abençoados....Graça e Paz!!!

Vamos escrever hoje sobre os livros apócrifos:

Apócrifos [do grego apókripho: oculto, escondido] no sentido religioso diz respeito aos livros "não genuínos""espúrios", não reconhecidos como de inspiração divina, quer pela comunidade judaica, quer pela cristã-evangélica. 
São chamados livros não canônicos.

Encontrados nas versões um e dois, são eles: Tobias, Judite, o resto de Ester (acréscimo 10:4 - 16:24), Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Epístola de Jeremias, Canto dos três Mancebos, História de Suzana, Bel e o Dragão, a Oração de Manasses, I a IV Macabeus, e o Códice Alexandrino.

A Igreja Evangélica considera esses livros fora do Cânon (regra, padrão) Sagrado pelas razoes básicas: eles contem erros históricos, geográficos e cronológicos, aprova a mentira, o suicídio, o assassinato, os encantamentos mágicos, as orações aos mortos, salvação por meio de gratificações, e descrevem o sobrenatural de forma grotesca e ridícula.


Livro canônico é o livro que satisfaz a certos critérios e padrões.

Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeu, 2 Macabeu, Ester (acréscimo ao livro Ester, 10.4 - 16.24), Cântico dos três Santos Filhos (acréscimo ao livro de Daniel, 3.24-90), História de Suzana (acréscimo ao livro de Daniel, cap. 13), Bel e o Dragão (acréscimo ao livro de Daniel, cap. 14). Estes onze apócrifos foram aprovados pela Igreja Romana em 18 de abril de 1546, e passaram a fazer parte da Bíblia editadas pela referida denominação. 

Os livros apócrifos foram escritos nos 400 anos do Período Interbíblico, isto é, entre Malaquias e Mateus, ou entre o Antigo e o Novo Testamento, época de ausência total da revelação divina. 

Este é o principal motivo para excluir-lhes a canonicidade, além do fato de não terem sido mencionados em outros livros reconhecidamente divino.

Bjkssss....Graça e paz!!!!


Fonte - Estudo Panorâmico da Bíblia e web

Nenhum comentário:

Postar um comentário