quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Novo Testamento e os 4 Evangelhos

Olá povo lindo e abençoado...Graça e Paz


Hebraico

Vamos continuar nosso estudo panorâmico das Escrituras para que você entenda livro por livro de uma forma bem simples.

Hoje vamos ver uma explicação rapida do NT e os 4 evangelhos, quem escreveu, como apresentam Jesus e etc.

O NOVO TESTAMENTO  foi escrito em grego, que era a língua mais falada na época e suficiente para o propósito de Deus na comunicação universal do Evangelho. 


Um pedaço em Aramaico
Jesus falava em aramaico.

É o relato de Jesus Cristo.

Novo Testamento é a nova aliança de Deus com o homem para a salvação após Jesus Cristo. 
É a aliança da graça com 27 livros

  •  Evangelho = vem do grego “eu” e “aggelion” = Boas novas = Jesus Cristo.
  • São os quatro livros sobre a vida de Jesus Cristo.
  • Os autores são chamados evangelistas = portadores de boas novas.
Os três primeiros são chamados sinóticos porque, ao contrário de João, apresentam uma sinopse da vida de Cristo. Eles nos contam QUANDO e COMO Cristo veio, as epistolas nos contam POR QUÊ e PARA QUÊ Cristo veio. Dos 4 evangelistas só 2 andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram discípulos.

1 – Mateus – (Levi) seu objetivo era mostrar aos judeus que Jesus é o Messias, ele nos liga ao VT. Em cada página ele relaciona o Evangelho com os profetas e mostra que todos os seus ensinos estão se cumprindo na pessoa e no reino de Jesus. Ele cita 29 vezes o VT e em 13 delas ele diz que o fato se deu “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta”.

Mateus quebra os 400 anos de silencio entre a profecia de Malaquias e o anuncio do nascimento de Jesus. Israel estava sob o domínio romano e ninguém da “casa de Davi” havia sentado no trono por mais de 600 anos.

Mateus era judeu e trabalhava como coletor de impostos do Império Romano onde aprendeu a falar o grego fluentemente, sua língua materna era o aramaico, seu evangelho foi escrito 70 d.C., antes da queda de Jerusalém. Seu evangelho dedica atenção especial a linhagem real de Jesus porque era importante para os judeus.
  • Apresenta Jesus com Rei;
  • Foi escrito para os judeus que conheciam as profecias do AT.

2 – Marcos – presenciou muitos fatos na igreja primitiva, principalmente em Jerusalém, embora não fosse um dos doze discípulos escolhidos por Jesus, ele acompanhou Paulo e Barnabé a Antioquia, e foi causa da desavença entre eles (Atos 12:25 e 13:5), os deixou devido a dificuldades surgidas (atos 13:13). Pedro foi instrumento da sua conversão e o chamava de “meu filho” (1 Pedro 5:13). Seu evangelho é datado de 65 e 68 d.C. e mostra as atividades de Jesus mais do que seus ensinamentos; mostra mais milagres do que os outros evangelhos porque os romanos não se interessavam por palavras, mas por ações;
  • Apresenta Jesus como Servo de Deus;
  • Foi escrito para os romanos e não contem genealogia, porque ninguém se interessa pela genealogia de um servo.

3 – Lucas – o médico grego, companheiro de Paulo (Atos 16:10-24, 2 Timóteo 4:11 e Colossenses 4:14), foi escrito entre 59 e 61 d.C., seu evangelho mostra Jesus como o Salvador de todos; fala do nascimento e da infância de Jesus;
  • Apresenta Jesus como “O Filho do Homem”
  • Foi escrito para os gregos que amavam a beleza, a poesia e a cultura.

4 – João – (Graça de Javé) participava do circulo mais intimo de Jesus, junto com Pedro e Tiago. Era pescador e vivia em Cafarnaum, João e Tiago foram apelidados por Jesus de “Boanerges” (Filhos do trovão); foi escrito entre 80 e 95 d.C., seu evangelho mostra Jesus como o singular Filho de Deus;
  • Apresenta Jesus como “O Filho de Deus”;
  • Foi escrito para todos os homens. Para provar que Jesus era o Messias aos judeus e o Filho de Deus aos gentios.
Sejam abençoados.....Graça e Paz!!!!!

Fonte de pesquisa e bibliologia
Estudo Panorâmico da Bíblia – Henrietta C. Mears – 2003
A Bíblia da Mulher – 2003
Fotos: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário