sábado, 4 de maio de 2013

Velho Testamento - Os 17 livros proféticos

Olá abençoados....Graça e Paz!!

Um pouco dos livros Proféticos, são 17 ao todo suas mensagens eram para o momento e também tinha o aspecto de predição em relação à invasão de Israel e seu cativeiro pelo reino Babilônico.
Nos ensinam muito como todos os livros da Biblia, é claro.

Neles temos os:
Profetas Maiores - Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel; 
Profetas Menores - Oséias, Joel, Amós, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Obadias, Ageu, Zacarias e Malaquias (têm base na quantidade de escritos dos livros, não com base histórica, cronológica e de santificação).


São divididos em três: pré-exílicos, exílicos e pós-exílicos. 
Vamos a cada um deles:

  • Pré-exílicos:
23 – Isaias – foi um homem de sangue real, era um jovem aristocrata de linhagem nobre, seu pai, Amós. Era o filho mais novo de Joás o rei de Judá. Seu livro é dividido em duas partes: a primeira parte descreve Israel e na segunda o profeta contempla Jesus levando o peso do nosso pecado, contempla Jesus exaltado e proclama sua visão desde os telhados, é o mesmo profeta o tempo todo, mas adaptando sua linguagem ao tema abordado. A vida de Cristo retratada em Isaías:
Nascimento – 7:14 e 9:6
Família – 11:1
Unção – 11:2
Caráter – 11:3 e 4
Simplicidade de vida – 7:15
Mansidão – 42:1 a 4
Morte – 53
Ressurreição – 25:8
Reinado glorioso – 11:3 a 16 e 32
Apresenta Jesus como o Messias.
O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro

24 – Jeremias – esse profeta era sacerdote por nascimento, sensível e retraído e sem permissão para casar, porque Deus tinha uma missão especial para sua vida (16:1 e 2), seu livro não esta em ordem cronológica, por isso é difícil dividi-lo, sua analise é mais moral do que espiritual, mas ele profetiza a respeito de: Judá (cativeiro e restauração), Jerusalém, Babilônia, Damasco, sobre nações gentias (Egito, Filistia, Moabe, Amom, Edom, Elam e Babilônia), seu livro e sobre o Messias. Ele usa símbolos dados a ele por Jeová, a fim de ensinar ao povo (vara de amendoeira, panela de fogo, cinto apodrecido e etc). Apresenta Jesus como o Renovo da Justiça.

25 – Lamentações – livro atribuído também a Jeremias. São cinco poemas lindos e distintos, não tem só tristeza, acima dos lamentos do profeta pelos pecados do seu povo, brilha a luz de Deus. A luz rompe as nuvens do pecado para formar um luminoso arco (3:22-27). Foi o ultimo profeta antes do exílio. Apresenta Jesus como o Renovo da Justiça.

26 – Oséias – autor do livro e padeiro (7:4) casou-se com Gômer, uma prostituta, em obediência a Deus o que preparou o cenário para Deus apresentar a natureza de sua aliança com os israelitas e a maneira como eles profanaram essa aliança (1:2), ele registra as emoções e dores do amor traído r as providencias para resgatar a mulher que tanto o fez sofrer. Essa atitude é representativa do amor redentor de Deus. Apresenta Jesus como o que Encaminha o Desviado.

27 – Joel – uns dos mais antigos profetas, em seu livro existem três temas evidentes: julgamento do pecado (a praga), exigência de arrependimento (jejum), a restauração e a bênção dos que se arrependem e se dedicam a Deus. Apresenta Jesus como o Restaurador.

28 – Amós – não era profeta, nem filho de profeta, nem sacerdote, mas boiadeiro e colhedor de sicômoros (é um tipo de figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior, ele abria os “figos do pobre” para torná-los mais doces e macios para o mercado), era instruído pela capacidade literária que vemos no livro, foi chamado para profetizar, mas negou ser do gripo de profetas que ganhavam a vida profetizando o que o povo queria ouvir. Era humilde, sábio, sagaz, destemido e fiel. Seu livro fala do juízo de Deus sobre seu povo. Israel teria que enfrentar o juízo e ir para o exílio por causa do pecado (7:17) ele era o profeta da justiça de Deus. Apresenta Jesus como o Divino Lavrador.

29 – Obadias – é o livro mais curto de todos e fala sobre reciprocidade. Deus castigou Edom fazendo com eles o mesmo que fizeram contra Judá. Edom representa todos os que se opõem contra o Senhor, o pronunciamento de juízo de Obadias contra Edom adverte sobre todos os que se opõem contra Deus e seu povo. Também fala da promessa de Deus sobre a libertação de Israel. Ambos os temas se cumprem em Cristo, que sofreu o juízo de Deus em favor do seu povo. Cristo voltará como ultimo Juiz para julgar cada individuo e nação, e implantar seu reino eterno na consumação do século. Apresenta Jesus como o Nosso Salvador, Nossa Ressurreição e Vida.

30 – Jonas – um livro de 48 versículos apenas, mas com temas importantes: a salvação vem do Senhor e não por obras; Deus oferecendo salvação até as vidas que preferiríamos odiar; o perdão e Jesus usou a experiência de Jonas na barriga do peixe para explicar sua morte, sepultamento e ressurreição. Apresenta Jesus como o Nosso Salvador, Nossa Ressurreição e Vida.

31 – Miquéias – profeta da zona rural que viveu no mesmo período de Isaias e Oséias, o tema principal é que o povo de Judá tornou-se tão espiritual e eticamente corrupto como o de Israel, o apostata Reino do Norte. Os sacerdotes e profetas desempenhavam os rituais religiosos prescritos pelo Senhor, porém, em troca de dinheiro. Miquéias profetizou contra a corrupção ética e social de sua comunidade, anunciou o desastre que seria enviado pelo Senhor, clamou por arrependimento sincero, chamou o povo a agir com justiça, a amar a misericórdia e andar humildemente com Deus. Apresenta Jesus como Testemunha Contra Nações Rebeldes.

32 – Naum – pouco se sabe sobre ele além do que ele escreveu, sue livro tem dois temas: os malfeitores serão destruídos (Nínive) e Deus é leal com seu povo. Apresenta Jesus como Fortaleza no Dia da Angústia.

33 – Habacuque – ficou perplexo com a destruição de sua nação pelos babilônios, ele registrou suas dúvidas e provações, aprendeu a esperar em Deus em meio às dificuldades, terminou o livro com um hino de fé e alegria inspirado nos problemas e provações. Apresenta Jesus como o Deus da Minha Salvação.

34 – Sofonias – o livro é uma declaração profética, quase todo em forma de profecia, fala sobre “o Dia do Senhor” que se aproxima. No VT esse tema envolve a intervenção de Deus para infligir castigo aos perversos e dar paz aos justos. No NT esse tema será a volta de Jesus, que destruirá o pecado e a morte, estabelecendo um novo céu e uma nova terra. Apresenta Jesus como Senhor Zeloso

  • Exílicos:
35 – Ezequiel – é autor do livro e dedicado pregador dos exilados da babilônia, sacerdote, é para os judeus de hoje, é u, livro para todos os tempos, porque o tempo de Deus se revela pelo modo de tratar os judeus. Pouco se vê de Ezequiel nas Escrituras, mas veja Apocalipse, Ezequiel e João parecem andar de braços dados através dos séculos, contemplando o futuro, ambos vêem a revelação de um novo céu e uma nova terra (1:26), era um cativo dando assistência aos cativos. O livro começa com a visão da glória de Deus e termina com a gloria terrena (cão 40 a 48), as visões que o profeta teve entre as duas partes falam da retirada da gloria de Deus (9:3). Primeiro, ela deixou os querubins e ficou no limiar da casa de Deus (10:4); depois foi para a porta oriental (10:18-19) e finalmente retirou-se por completo do templo e da cidade e foi para o Monte das Oliveiras (11:22-23). Veio então o cativeiro. Apresenta Jesus como o Filho do Homem.

36 – Daniel – 1:4 – esse jovem de linhagem nobre foi levado cativo aos 16 anos e morava no palácio da Babilônia na mesma época em que Ezequiel labutava no meio dos cativos. Seu livro está cheio de passagens sobre sua vida. Esse livro revela o poder de Deus e sua soberania universal contrastado com o poder do mundo:
Capitulo 1 – Deus – o Protetor
Capitulo 2 – Deus, o Revelador de segredos
Capitulo 3 – Deus, o Libertador
Capitulo 4 – Deus, o Poderoso
Capitulo 5 – Deus, o Juiz
Capitulo 6 – Deus, o Todo Poderoso.
O livro de Daniel se divide em duas grandes partes;
1 – Histórica – narração – capitulo 1 ao 6; e 2 – Profética – revelação – capitulo 7 ao 12.
Apresenta Jesus como a Pedra que Esmiúça.

  • Pós-exílicos:
37 – Ageu – ele ofereceu esperança para o futuro, confirmando a aliança de Deus, sua escolha de Jerusalém como o lugar onde o seu nome permaneceria para sempre e sua promessa eterna referente ao trono de Davi. Apresenta Jesus como o Desejado de Todas as Nações.

38 - Zacarias – é o livro do futuro, o Apocalipse do VT. Sua mensagem é universal e retrata a vitoria final de Deus como um fato consumado. Os escritores dos evangelhos fizeram mais citações deste livro do que de qualquer outro profeta menor, o que indica sua preocupação ao olhar para o futuro do povo de Deus. Apresenta Jesus como o Renovo da Justiça.

39 – Malaquias – não se tem informação biográfica sobre o autor deste livro, mas este livro tem: o amor de Deus por seu povo apesar da infidelidade e hipocrisia, a importância de servir a Deus de maneira adequada e atitude certa, a importância de manter os votos sagrados do casamento e a vinda do Messias, seu precursor e o Dia do Senhor. Malaquias foi o ultimo dos profetas que fala a Israel em sua própria terra. Um silêncio de 400 anos estende-se entre a voz de Malaquias e a voz do que clamava no deserto: “Endireitai o caminho do Senhor”. Apresenta Jesus como o Sol da Justiça.

O VT termina com a palavra “maldição”.
O NT termina com uma bênção: “A graças do Senhor Jesus seja com todos, Amém”


Fonte de pesquisa e bibliologia
Estudo Panorâmico da Bíblia – Henrietta C. Mears – 2003
A Bíblia da Mulher – 2003
Sociedades Bíblicas Unidas


Bjksssss.....Graça e Paz!!!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário