segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quem é o Espírito Santo?

Olá povo lindo e abençoado.....Graça e Paz!!!

Uma pergunta que não quer e nem deve se calar.....

Quem é o Espirito Santo?
Na qualidade de Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo é Deus e possui, é óbvio, os mesmos atributos de Deus. 
Com Deus Pai e Deus Filho participou da Criação. 
É Ele quem distribui os dons espirituais e ministeriais, segundo a Sua soberana vontade. O Espírito Santo habita no crente. (Gn 1.2; Sl 139.7; At 5.3-4; Rm 15.19; l Co 2.10; Jó 33.4).

            
A Bíblia nos relata sobre o Espírito Santo como uma realidade desde o principio “E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” Gn 1:2.  
A Palavra de Deus nos apresenta a pessoa do Espirito na doutrina do Velho Testamento como sendo uma intervenção divina na vida do povo judeu, e no Novo Testamento, como o cumprimento da promessa de Sua vinda definitiva para todo o povo de Deus. Leia Joel 2:28 e 29.

Qual a evidência do batismo no Espírito Santo?
A Bíblia nos dá exemplos de que o falar em línguas estranhas é uma evidência física e audível da plenitude do Espírito em nós, o que é confirmado pela experiência de milhões de batizados. A pergunta é:
Poderá ocorrer casos de batismo sem o falar imediato em línguas?
Pode. Deus é soberano na Sua vontade e não está limitado a fórmulas. Há casos também em que a plenitude do Espírito vem simultaneamente com outros dons, além do dom de línguas.

Vejamos alguns exemplos bíblicos do falar noutras línguas como evidência desse batismo:

• No Dia de Pentecoste, estavam reunidos no cenáculo 120 pessoas: "De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e PASSARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, segundo o Espírito lhes concedia que falassem"(At 2.1-4). Não apenas os discípulos de Jesus estavam ali. Homens e mulheres, até mesmo Maria, mãe de Jesus receberam a plenitude do Espírito naquele momento (At 1.14-15).

• "E ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo, pois os ouviam FALANDO EM LÍNGUAS, e engrandecendo a Deus" (At 10.44-46). A partir do momento em que os cristãos hebreus ouviram os gentios falando em línguas, tiveram a certeza de que haviam recebido o derramar do Espírito.

• Os discípulos em Éfeso: "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto FALAVAM EM LÍNGUAS COMO PROFETIZAVAM. eram ao todo uns doze homens" (At 19.1-7). Aqui mais de um dom foi concedido no ato do batismo.

• Os crentes samaritanos: "Então lhes impunham (Pe e Jo) as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhe dinheiro"(At 8.15-18). Por inferência, o que Simão, o mágico, viu foi o FALAR EM LÍNGUAS.

• Além desse sinal físico - o falar noutras línguas -, o genuíno batismo no Espírito Santo proporciona:
1 - O aumento da capacidade de amar, exaltar e glorificar a Deus;
2 - Fará aumentar o desprezo pelos prazeres mundanos;
3 - Dará mais convicção da presença do Espírito Santo em nossas vidas;
4 - Aumentará o apego às Escrituras;
5 - Elevará o interesse em salvar as almas perdidas e em pregar o Evangelho;
6 - Proporcionará revestimento de poder para anunciar as Boas Novas com ousadia, coragem, intrepidez e amor, na direção do Espírito: "Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49; At 1.4; 2.14)

Há diferença entre batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e o batismo no Espírito Santo? 
Há. O batismo no Espírito Santo é diferente de Novo Nascimento, Regeneração, batismo nas águas ou em nome de Jesus. O exemplo mais claro dessa distinção está em At 8. Vejamos:

• "Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João; quando chegaram, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo

A salvação depende do batismo no Espírito Santo?
Não. Somos salvos pela graça de Deus, mediante a nossa fé (Ef 2.8).
  
Quem batiza no Espírito Santo?
Jesus Cristo: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11-c). Leia At 2.32-33.
  
Quando começou esse batismo?
A primeira manifestação está registrada em Atos 2.4: "TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, E COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, CONFORME O ESPÍRITO SANTO LHES CONCEDIA QUE FALASSEM". Esse derramar do Espírito deu-se em cumprimento à promessa de que trata Jl 2.28. Leia At 1.4-5.

Esse batismo se repetiu em outras oportunidades?
Sim. Vinte e cinco anos após aquela ocorrência (At 2.4), doze crentes foram batizados em Éfeso (At 19.4-7). Essa dádiva é para nós: "A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar" (At 2.39). Milhões de crentes no mundo
inteiro são batizados no Espírito Santo.

Qualquer pessoa pode receber esse batismo?
Não. Trata-se de um privilégio dos crentes, ou seja, dos que se arrependeram de seus pecados e consagraram suas vidas a Jesus, aceitando-O como Senhor e Salvador.
No versículo "16" está bem clara a diferença. Multidões em Samaria aceitaram a Palavra, creram na mensagem dos apóstolos e se converteram ao Senhor Jesus. Depois, com a imposição das mãos, RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO ("17").

Sejam abençoados em nome de Jesus!

Bjksss....Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário