quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Namoro Cristão. É possível? Parte 1

Olá povo lindo e abençoado....Graça e Paz!!!

 


Neste post vou estar respondendo uma pergunta que não quer calar entre pré-adolescentes e adolescentes afoitos e pais preocupados, uns nem tanto mas nem todos são iguais, infelizmente ou não.
Peguei alguns tópicos de um pastor e deixo a referencia da matéria dele completa em fonte.

Namoro cristão existe?
Sim existe, é possível sim.
Jesus disse para não nos tirar do mundo mas para nos livrar do mal, isto é, que nos deixe no mundo mas o mundo não precisa estar dentro de nós, muito menos dentro de nossa casa e família.
Infelizmente o que vemos hoje em determinadas famílias é que o mundo vem ditando regras dentro de casa e o "nada haver" tem imperado.
Não é o mundo que dita regras na nossa casa, são os princípios bíblicos que ditam regras que precisam ser ensinadas com amor e praticadas dentro de casa. 
A bíblia nos orienta a ensinarmos aos nossos filhos o caminho onde ele deve andar para que quando cresçam jamais se desviem, enfim, será que é isso que temos feito?

Será que estamos educando e orientado ou nossos filhos estão mandando/manipulando a gente?
E uma parte da vida que tem me preocupado é a do namoro.
Principalmente porque vejo adolescentes namorando, aí pergunto: 

Qual o propósito desse namoro?
Não se formaram no Ensino Fundamental, não trabalham, são menores de idade....estão então,.... 

....estão namorando pra quê?
Para mostrar pro amiguinho(a) que tem namorado(a), que  "tá pegando".
Pra ficar se esfregando na rua na frente de tanta gente que deveria ver em neles a presença do Espirito Santo de Deus, porque onde quer que nós estejamos, tem sempre alguém que nos conhece rsrsrsrs.
Não quero fazer a cabeça de ninguém mas até onde entendo tudo na nossa vida deve ter um propósito santo porque somos santos (separados).
Então namorar sem estar formado com o básico e sem emprego, sem condição de chegar a um casamento...é pecado sim! É ficar sim, como aqueles que não conhecem a Jesus fazem.
Como pastora dou minha opinião a respeito quando me perguntam sobre isso mas a palavra final é dos pais, permitindo ou não o namoro, mas sempre deixo claro que não concordo! A Bíblia nos ensina que tudo tem seu tempo!
Antigamente, tenho 43 anos, há uns 30 anos atrás as pessoas diziam que idade para começar a namorar era com 15 anos. Só que neste tempo o namoro era 1 ou 2 vezes por semana, até as 22h, mãozinha na cintura e no ombro, na sala de casa ou no portão.
E hoje é assim: o namoro é todo dia independente da hora, a mãozinha na cintura foi pro bumbum a qualquer hora do dia (em minha rua vejo isso direto, nas ruas mais calmas do bairro, eles se encostam em muros ou carros, poem a mochila no chão a mão no bumbum da namorada e ela acha que está arrasando, me refiro a casais formados em escola de 12 a 16 anos de idade), o local do namoro é qualquer muro, qualquer carro próximo da escola ou numa rua calma, mas quando passa alguém a posição é a mesma. Seria essa a posição de um namoro cristão?

Namorar todo jovem (...não adolescentes ou pré-adolescentes) quer, mas como ficam os princípios de Deus em um namoro cristão? 
O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade emocional e espiritual. Ambos mantém um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. 
Deve ser um periodo onde o casal observa um ao outro em casa, na rua, no trabalho, se gosta de trabalhar, se é caprichoso, honesto, digno, se tem carater, como trata a familia, como trata quem tem menos ou mais dinheiro, como é o circulo das amizades.
Namoro cristão deve sempre visar o casamento. 
Um namoro que não tem como alvo/condições para um futuro próximo, chegar num casamento, sequer deve ser iniciado.

Como devem se comportar, agir e ter um namoro dentro das bênçãos de Deus? 
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados.  Muito menos aliança de noivado significa autorização para uma vida sexual antecipada "porque já vamos casar mesmo, nada haver". 
A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Coríntios 6.15-20; 1Timóteo 5.22; 2Timóteo 2.22).

Namoro é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.



Ao meu ver o namoro cristão é possível sim....com respeito, no momento certo, um namoro com propósito, um namoro santo, que tenha dia e hora, que o casal seja maduro para entender o passo que eles estão dando, que entendam a responsabilidade que ambos irão enfrentar para criarem um lar para eles.

Mas e se começar a namorar e não der certo...termina, ora, e espera em Deus porque Deus tem o melhor pra você e vai chegar na sua mão quando você estiver preparado (a) para receber.
Por isso, não tenha pressa, a Bíblia nos dias que os sinais/as bençãos seguem aqueles que crêem, isso quer dizer que você não precisa ficar afoito, atirando pra tudo quanto é lado, na hora certa a vida que Deus separou pra você vai chegar. Não precisa ficar passando de mão em mão ou começar namoros na adolescência, isso trás brechas e problemas. Cuidado. Sabedoria. Oração.


Bjkssss....Graça e Paz !!!!

No próximo post falaremos do padrão para um namoro ser bem sucedido.


FONTE: Princípios para um Namoro Cristão -  Pr. Cleverson de Abreu Faria

Pr. Cleverson de Abreu Faria é Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista Regular do Sul (Curitiba - PR). Membro da Igreja Batista Salém, em Pinhais - PR, onde desenvolve seu ministério voltado para jovens e adolescentes.
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
Link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
FOTO: WEB/Google

4 comentários:

  1. Olá sou Paula e estou com um problema em casa exatamente sobre isso, minha filha de 14 anos que acha que porque as amigas namoram ela também pode namorar.
    Só que minha filha é cristã e está copiando um comportamento que eu não ensinei e muito menos aprovo. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. Deixei minha filha namorar aos 14 anos e me arrependi muito poque não consegui segurá-la mais. Hoje aos 20 anos ela tem um filho não planejado e muitas decepções pra contar. Ivano

    ResponderExcluir
  3. Vou dar um conselho, comecei a namorar com 15 anos, casei com 18 e me separei aos 23 anos.
    Sei que isso não é regra mas não faça nada sem ter maturidade suficiente, meus pais e os dele disseram que era cedo, batemos o pé e casamos e a pouca experiência na vida fez dar errado.
    Tenho 25, me converti e vou esperar em Deus!!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastora,
    gostaria de ler uma mensagem que direcione os pais (mesmo que não evangélicos, como eu), a como lidar com os filhos na adolescência. Poxa... que fase difícil!!! Um grande beijo da sua sempre ovelhinha e amiga, Flavia.

    ResponderExcluir