terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sexta-feira 13 - A Origem

Olá.....Graça e Paz!!!

Esta semana tem sexta-feira 13 e muitas pessoas me perguntam da onde saiu isso?
Por que tanta superstição e etc....?
Aí, fiz uma pesquisa breve e resolvi postar algumas coisas que achei interessante aqui. As referências estão no rodapé do post caso vocês queiram saber mais....


A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. 
Há muitas explicações para isso, a mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. 
1ª - conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. 
Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. 
2ª - essa lenda conta que a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

O número 13
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta (até em países cristãos) é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. 
Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagãos hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. 
Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. 
Os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. 
Nos Estados Unidos, o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de MontalegreTrás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiçosteatro e a famosa queimada.
Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúne-se á volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.
Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina á mistura.
Noutras cidades portuguesas, como BragaLoulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação.

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azarO número 13 é considerado de má sorte. 
Na numerologia o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. 
Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia é o medo específico da sexta-feira 13.
História - A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de cristo. Para se ter uma idéia, o Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica
Com relação ao dia sexta-feira, diversas culturas consideram como dia de mau agouro:
  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de cristo aconteceu na sexta-feira quando é celebrado a páscoa.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios em um dia de sexta-feira.
  4. No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
  5. Em 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  6. O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  7. A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Referências

  1. A origem da sexta-feira 13. Universia Brasil (13/08/2004).
  2. Mundo estranho revista abril
  3. Superstições náuticas que botam medo em muito marinheiro
  4.  www.sextafeira13.com
Espero ter matado a curiosidade de muitos.
Minha opinião é a seguinte:
"Essa história de superstição e medo é uma grande bobagem, sou serva do Deus vivo e todos os meu dias são abençoados. A Bíblia diz que Deus não nos dá espirito de covardia, por isso, não temos o que temer e nem tampouco acreditamos ou tememos superstições.
Temos também aquele monte de filmes que ajudou a criar/sustentar as superstições deste dia que é o "Sexta-feira 13" que já deve estar na Parte 30 rsrsrs, desde pequena ouço falar neste filme e olha que tenho 43 anos ...
Tem também umas superstições ridículas de que não pode passar debaixo de escada; não pode encontrar gato preto e outras bobagens....
Sei que tem muita gente ruim por aí, por isso se você tem gato ou cão preto proteja-os nesta semana porque existem seitas/religiões que sacrificam animais nesta cor.
Considero um dia como outro qualquer...de muita benção e oportunidade para pregar o Evangelho de Cristo"


Bjksss.....Graça e Paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário