terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Netiqueta para redes sociais, você sabe o que é?

Olá.....Graça e Paz!!!

Há algum tenho que venho ficando meio de saco cheio com esse negocio de rede social, em especial falo do Facebook que é o que eu uso.
Começou muito legal mas agora parece que as pessoas perderam a noção das coisas, é um tal de mandar indireta, lavar roupa suja, fazer fofoca que está ficando difícil de usar...esta semana vou fazer inclusive uma triagem no meu, porque se continuar deste jeito vou excluí-lo para nunca mais voltar a ter.

Acho o seguinte, você está com problema com alguém? 
Chega e fala com a pessoa mas jamais denigra por indiretas alguém no face, indireta mesmo, porque se a pessoa por nome, isto é, identificar o agredido pode gerar processo, então a sensação que tenho é de que virou um campo de covardes...muito ruim.
Ao mesmo tempo tem tanta gente legal, postando fotos bonitas, crescimento, alegrias, belas frases que da pena de abrir mão por causa de poucos, então, acho mais fácil tirar os poucos rsrsrsrs.

Então mediante a situação resolvi fazer este post sobre netiqueta, etiqueta virtual.
Podemos e devemos ser educados e elegantes nas redes sociais também.

Você sabe o que é Netiqueta?
São dicas de como ser educado numa rede social, são dicas de como não cometer gafe ou virar um fofoqueiro virtual.
No final da década de 90 a netiqueta era um conjunto de dicas básicas de como enviar e-mail, não exagerar nas letras maiúsculas, não escorregar no português em alguns casos não matá-lo mesmo com palavras do tipo (concerteza, des de e por aí vai...) e etc...
Hoje a netiqueta já está abrangendo os conteúdos que compartilhamos nas redes sociais, e até a frequência com que idéias e acontecimentos são expostos na net, o famoso SPAM, ninguém gosta de ter sua pagina no face recheada de coisas desinteressantes, propagandas que não nos diz respeito e o pior, conteúdo impróprio.
Por isso considero os filtros do face e os círculos do Google + uma forma de praticar a netiqueta, porque nada nos impede de postar fotos, piadas, frases engraçadas, reclamação do trânsito e etc....desde de que as mesmas sejam vistas por grupos que entenderão a mensagem.

Por isso e pela minha revoltinha, resolvi postar aqui algumas regras básicas de elegância e educação na internet:
- evite mensagens só com letras maiusculas, sei que muitas vezes é para chamar atenção pelo assunto mas nos dá a impressão que são gritos digitais, nada em exagero é bom.

- trate os outros como gostaria de ser tratado.

- respeite para ser respeitado.

- seja o mais claro possivel em suas mensagens de texto para evitar disse-me-disse ou confusão mesmo.

- não ofenda ninguém porque ninguém é obrigado ou fica feliz em ver ou ler ofensas a terceiros.

- não use sua falta de educação para se impor sobre os outros.

- se você tiver que cobrar, relembrar um caso ou dar um recado a alguém faça em mensagem privada. Ninguém gosta de ter um problema estampado numa pagina de face para quem não tem conhecimento do assunto ter, isso é covardia, falta de respeito e falta de educação.

- evite postar informações irrelevantes sobre sua vida, não se exponha sem necessidade.

- cuidado ao expor sua opinião, porque tem pessoas que postam assuntos polêmicos, mas quando alguém vem e discorda fica batendo boca na rede, isso é horrível. Se postou algo saiba que vai agradar e desagradar a muitos, não seja infantil e aprenda a lidar com criticas.

- jogos e aplicativos são legais mas pare de mandar convite para todo mundo, jogue você e compartilhe seus pedidos de energia com seus companheiros de jogo e não com seus amigos do face.

- não poste fotos que possam trazer constrangimento ou confusão. Ninguém quer perder emprego ou ser chamado atenção por causa de uma gracinha que postou na rede social que usa..

- está de mau humor ou foi ofendido, guarde isso pra você, não xingue o mundo porque muitos que estarão tendo acesso a sua postagem, com certeza, não tem nada com o acontecido e caso tenha, fale pessoalmente ou por mensagem particular e não se expondo de qualquer maneira.

- não jogue indireta para suas desavenças, é muito feio. Problemas e desavenças todos temos, resolve com a pessoa que te criou ou que você criou o problema e não com todos.

- cuidado com o português tem gente que escreve tão errado que dá medo.

- não fique assuntando problemas dos outros.

- não seja fofoqueiro.

- não seja digitador do diabo causando ou fermentando: fofocas, brigas, discussões, separações, ofendendo, acusando e etc....

- não interessa seu prato de comida ou seu almoço, guarde isso pra você, a não ser que seja para incentivar nas pessoas uma mudança de vida, caso contrario, o prato só interessa a você.

Conclusão - respeite, seja educado, não ofenda, se estiver ofendido não poste, se guarde, não seja mau visto pelas postagens que faz ou por expor sua vida e seus problemas desnecessariamente.

Fica a dica....bjksss..........Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário