sábado, 17 de maio de 2014

Sou servo (a) ou religioso (a)?

Olá.....Graça e Paz!!!

Nos dias de hoje existe muita confusão entre o religioso e o cristão. O religioso, é aquele fariseu cheio de rituais e vestes.
O cristão, aquele que é discípulo - SERVO - FILHO.  


Nós temos muita facilidade de nos acostumar com as coisas, de transformar tudo em rotina. Nós nos acostumamos tão facilmente com algo que elas se tornam corriqueiras para nós. Só não podemos ter o Senhor com corriqueiro para nós e em alguns casos vemos isso acontecer, parece que o ir a igreja ou orar é algo como trancar uma porta, a gente faz e nem percebe, faz no automático.

Mas qual  diferença entre o religioso e o servo?
R - Tem um quadro abaixo que explica, compara muito bem isso...

O que fez Jesus com os vendedores do templo? 
R - Expulsou cada um deles.

Não estavam os homens daquela época acostumados com eles? 
R - Sim, já fazia parte do templo ou da paisagem, diga-se de passagem, e facilitava a vida de alguns que compravam com eles.

Vejamos a posição do Senhor…
Jeremias 2.13 -  Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
O que é uma cisterna? 
É um local para armazenar água. 
A religiosidade é como uma cisterna rota: começamos bem, mas no decorrer do tempo deixamos ao Senhor e ficamos com o passado, com as experiências do passado.
Nossa comunhão e nossa vida com Deus tem que ser diária, permanente, tal qual o maná no deserto que era sempre para um determinado dia. Com freqüência ficamos com a história do passado ou, o que é pior, com a história dos outros. Temos que ter a nossa própria história com o Senhor. Temos que estar diariamente buscando da fonte e não cavando cisternas rotas. Para de viver da experiência que ouviu e passar a viver da nossa própria experiência, parar de ser morno, porque o morno, ao qual está a ponto de ser vomitado, também está dentro da igreja. Não é do mundo que ele será vomitado, mas é para o mundo que será expulso..

Apocalipse 2.4-5 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Cada dia que passa aumenta a diferença que o Senhor nos falou em:
Malaquias 3.17-18 - o  SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

A cada momento está se distanciando o justo do ímpio, o que serve a Deus daquele que não serve a Deus. 
Para facilitar isto, faremos uma comparação entre o religioso e o servo/discípulo. 

Não quero julgar ninguém, mas "examine-se o homem a si mesmo".....


              Religioso                                          Discípulo - Servo
Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação. Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.



Interpreta a palavra mecanicamente de uma forma que ele seja beneficiado, segundo a sua necessidade. 

2 Corintios 3.6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual 
1Corintios 2.12-14 - Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo.Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
Ouve verdades de Deus 
2 Timóteo 3.7. - Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

Ouve a Deus 
Hebreus 3.7-8 - Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Ninguém pode ouvir a Deus e não mudar.
Obedece algumas regras que as considera importante para sua salvação.
Mateus 23.23. - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo

 João   14.23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Aprende a saber muita coisa. 
Ele sabe TUDO de qualquer coisa/assunto ou finge que sabe.
1 Corintios 8.1b -  A ciência incha, mas o amor edifica.
Aprende a guardar o que Cristo ensinou Mateus 28.20.- Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Tem o eu no comando. 

Se esforça por imitar a Cristo, na carne.
Julga quem está a volta.
Enxerga o erro de todos mas não vê os dele.
Tem a Cristo no centro de sua vida – é alguém que se esqueceu de si mesmo. Cristo vive nele 
Gálatas 2.20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.







Estuda sobre o Espírito Santo.

Sabe tudo que existe na Bíblia ou finge que sabe.

Vive cheio do Espírito Santo 
Romanos 8.5-9 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele
Faz orações. Fala, fala e não ouve. Fala com Deus, dialoga com seu Pai.

Confia sua vida a uma rotina religiosa. 

Se auto apascenta.
Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo.
Confia sua vida ao líder que Deus instituiu sobre ele.
Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo” Sabe que é mais que vencedor em Cristo Jesus – e sabe que 
Tiago 4.7 - Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de voz
Vive com sede
Jeremias 2.13 - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.


Bebe muita água da vida.




Não coloca sua vida na luz 

João 3.19-21 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Anda na luz 
1 João 1.5-10. - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Não reconhece as autoridades como vindas de Deus.

Auto apascentamento.....o dono da verdade segundo a sua necessidade

Acata todas as autoridades delegadas Romanos 13.1 -  Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.

O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede em outros atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual, pode ser um cargo na igreja.

Para encerrar.............você já parou pra pensar sobre:
O que o Senhor espera de você?
O que você tem feito para estar no Centro do propósito dele?


Quem você é quando está sozinho?

Qual a diferença de você dentro e fora da igreja?


Não seja religioso. Seja servo!!!

Esteja para servir e não para ser servido. Deus não é seu gênio da lâmpada que faz o que você deseja, você é servo dEle, Ele manda e você obedece.


Pense nisso........Bjksss...............Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário