sábado, 12 de março de 2016

A Bíblia recomenda o sexo!

Vou postar partes da monografia que fiz sobre "Falando de sexo na Igreja", espero que edifique a sua vida. Vamos lá......

Deus é o criador da sexualidade humana e ao criar o homem e a mulher, os criou com todos os seus órgãos sexuais (Gênesis 1.31) Robinson Cavalcanti, no seu livro “Libertação e Sexualidade”, afirma: "Deus criou o ser humano com um corpo, indissociado de sua mente e de seu espírito. Para Deus, o corpo humano, obra de suas mãos, é bom. A sexualidade não veio com a Queda, com o pecado original. Ao contrário, a sexualidade estava nos planos originais de Deus".

Tim e Beverly LaHaye, no clássico da sexologia cristã, “O Ato Conjugal”, cita com muita propriedade as declarações do psicólogo cristão Henry Brandt, quando diz:  "Deus criou todas as partes do corpo humano. E não criou algumas boas e outras más. Ele criou todas as coisas boas”.

Compreendendo esta verdade, coloca-se uma pedra fundamental sobre a compreensão da sexualidade humana. Todo o nosso corpo, com ele, nossos órgãos sexuais que foram projetados por Deus. Esta visão é importante, porque a partir desta compreensão é que as pessoas começarão a aceitar o sexo como um presente de Deus. Pênis, testículos, ovários, vagina, útero, canais deferentes, próstata, clitóris e tantos outros pequenos órgãos que compõem os aparelhos reprodutores masculinos e femininos foram criados por Deus, sem exceção.

Muitos casais enfrentam problemas sérios na vida sexual porque não aceitam estas verdades. Têm vergonha dos órgãos genitais e acham que os mesmos não fazem parte da criação divina

O sexo é citado muitas vezes na Bíblia e além da função vital e reprodutora, entenderemos que sexo entre casais que firmam suas alianças perante Deus, é estimulado e abençoado. Sexo á intimidade, comunhão, demonstração do amor de um pelo outro, de lealdade e de cumplicidade. Para abordar o sexo, como cristãos, temos que recorrer a Bíblia.

A mensagem da Bíblia é nos mostrar o eterno amor de Deus, demonstrado na pessoa de Jesus, a Palavra de Deus nos dá parâmetros para que vivamos neste mundo de forma que honre o nome do Evangelho e venhamos a viver inclusive nossa sexualidade, dentro dos planos traçados por Deus. A Bíblia não é um 'guia sexual', mas com certeza tem muito a nos ensinar nesta área. Veremos os versículos bíblicos que tratam deste assunto, começando pela criação do homem e da mulher onde Deus diz que foi “muito bom”!

Em Gênesis 1.26 - A pluralidade usada por Deus em referência a si mesmo não prejudica sua unidade. “Homem” (hebraico Adam) é uma referência genérica a humanidade. O texto das Escrituras não usa gênero e frequentemente utiliza a forma masculina para referir-se aos dois. O texto não especifica de que forma a humanidade trás em si a imagem (representação) de Deus e semelhança (similaridade) são sinônimos e se referem a algo feito a partir de um padrão. Veja também Genesis 2.18 e 1.3

A palavra sexo não aparece na Bíblia, porém, a linguagem bíblica descreve o plano de Deus para o comportamento sexual humano, inclusive para a geração de uma descendência e para o prazer sexual no casamento. O sexo foi planejado pelo Criador como um presente especial, que permite ao marido e a esposa expressarem sua unidade em amor intimo e exclusivo e compartilhar do plano Dele para a procriação. Os impulsos sexuais são dados por Deus como um meio de atingir o êxtase natural mais elevado que o corpo humano pode experimentar

Eles são destrutivos quando estão fora do controle ou são mal utilizados. Encontramos textos que valorizam o sexo e que o celebram com alegria:
- Gênesis 18.12 (Abraão e Sara). 

- Gênesis 26.8 (Isaque e Rebeca) - Quando duas pessoas cristãs se casam e se comprometem a ficar juntas até que a morte os separe, não há limite para o prazer sexual que podem experimentar. Volto a afirmar que o sexo foi criado por Deus para procriação e para a satisfação sexual do casal. O livro Cantares de Salomão, revela a noite de núpcias do rei Salomão com sua esposa, vejamos:

- Cantares 4.1-16 (Salomão e Sulamita) - Naquela época as mulheres às vezes usavam um véu na parte inferior do rosto, esta palavra também pode indicar rede de cabelo.  O Monte Gileade era uma cadeia de montanhas situada a leste do rio Jordão, cortada por inúmeros vales onde geralmente se viam abras pretas e de pelo brilhante descendo a luz do sol. O porte ereto da Sulamita e o pescoço bem torneado adornado de joias evocavam uma visão militar, que devia ser natural para Salomão, provavelmente transmitindo a ideia de força e a sugestão de um exemplo a ser seguido.
(5)A referência aos seios é uma expressão de desejo erótico do amante, que antevia caricias e toques, como os que dispensariam a uma doce e meiga gazela.
(6-8) Amaná é um monte nas antigas montanhas do Líbano situado preto da planície de Damasco,. Todos os lugares mencionados ficam ao norte de Israel. Senir e Hermon são os dois picos mais altos dessa cadeia de montanhas.
(9-12) - O jardim da Sulamita (hebraico – um lugar secreto) era um local fechado e protegido, cheio de beleza e sombra. Como a água era escassa, os proprietários fechavam as fontes com argila, que endurecia ao sol e servia de proteção para o abastecimento de água. As duas metáforas sugerem acesso restrito, e a figura da linguagem significa que a noiva era virgem. A Sulamita, realmente, havia se guardado para seu amado, dando testemunho do seu compromisso de fidelidade ao parceiro e á intimidade exclusiva de ambos. Embora Salomão, mais tarde, violasse esse compromisso, os propósitos de Deus para o casamento não foram alterados.O prazer sexual se baseia na atração que o casal sente mutuamente e isto acontece porque ela se manteve fiel e pura para ele, por isso ele diz que ela é como “jardim cercado e fechado”, um “manancial recluso”, uma fonte particular. A reciprocidade é verdadeira pois a mulher também se alegra quando o homem se guarda para a esposa.
(13 - 14) Salomão se refere à maturidade sexual de sua esposa, pois sua sexualidade o seduz. Ela não é uma fruta amarga, e saborear as delicias do sexo ao seu lado é como provar as melhores e mais doces frutas. Ela é perfumada, Salomão cita vários tipos de aromas que o atraíam nela. Possivelmente esses aromas eram de banhos tomados com perfumes afrodisíacos.
(15) Ela é a fonte do jardim de Salomão, ele comparava a resposta sexual a águas refrescantes e deliciosas, um manancial bendito. A Bíblia nos ensina que o prazer e a satisfação sexual devem ser recíproca, um deve completar a alegria do outro.
(16) O noivo não entrava na câmara nupcial até ser convidado, neste versículo a Sulamita o convida a entrar, pois ela o deseja e, como são casados, sentem-se livres para desfrutarem da relação sexual. Ela não sente culpa, medo ou insegurança.

- Cantares de Salomão 5.1 - A sulamita deixou de ser um jardim fechado porque seu amado obteve o direito de entrar. O prazer sexual baseia-se na aceitação sexual mutua. A descrição de Salomão demonstra que existe prazer mutuo na relação. O prazer se baseia também na aprovação de Deus, quando o casal recebe a benção de Deus no casamento e se torna uma só carne, não há restrições para ambos.O sexo é dádiva de Deus (Gênesis 2.18), Satanás nada pode oferecer à sexualidade senão distorção, vazio e libertinagem. A sexualidade humana tem propósito especifico além da procriação. Sexo é união total, por isso poderosa e misteriosa. Deus fez dois de um, e ambos não estarão completos enquanto não estiverem reunidos. A exceção a esse conceito é quando Deus concede o dom do celibato (refrear o ato sexual).

- Mateus 19.12

- 1 Coríntios 7.7-9 - O casamento é uma instituição temporária, pos não continuará na eternidade. Estar casado é melhor do que estar solteiro, mas é simplesmente uma figura do grande relacionamento que existe entre Cristo e o crente. Aqueles que são chamados para o celibato por causa do evangelho estão em uma posição única e não se distraem com as atividades ou responsabilidades diárias de um casamento, para melhor se concentrarem no eterno relacionamento, do qual o casamento é uma figura e para o qual todos foram chamados.
Deus aprova o sexo entre marido e mulher. Deus aprova o relacionamento em que marido e mulher atendem as suas necessidades físicas o sexo. Tanto homem quanto mulher tem suas necessidades sexuais que devem ser atendidas no casamento e cada um deve atender as necessidades do outro e não as próprias.

- 1 Coríntios 7.3 - Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é sua esposa.

         Os objetivos do sexo são
A – Conhecimento - Gênesis 4.1
          
B – União - Gênesis 2.2
A aliança do casamento tem três partes:
    1 – deixar pai e mãe - uma referencia à cerimônia de casamento ou ao momento do compromisso publico.
    2 – unir-se – sugere afeição e compromisso de fidelidade num permanente relacionamento de amor .
     3 – se tornam uma só carne – união física, que fala da mais profunda e exclusiva intimidade, que é o sexo, é o que sela e dá legitimidade, é a união sexual dos que fazem o pacto. O pacto diante da sociedade tem de ser anterior a união física. Primeiro "deixará o homem o pai e a mãe", e depois "se unirá a sua mulher." As relações sexuais antes do casamento, são fornicação, e são um pecado diante de Deus.

C – Consolo - Gênesis 24.67
          
D – Procriação - Gênesis 1.28
        
E – Relaxamento e diversão - Cantares de Salomão 2.3-4
         
F – Defesa contra a tentação - 1 Coríntios 7.2-5 - Deus criou o sexo como parte do casamento.

- 1 Tessalonicenses 4.4-5 - Para que não causemos danos a nós mesmos, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidos sob o controle de Cristo.
Ao marido é ordenado que encontre satisfação (Provérbios 5.19) e alegria (Eclesiastes 9.9 ) com a esposa e que se preocupe em atender a suas necessidades exclusivas (Deuteronômio 24.5 e 1 Pedro 3.7).
A esposa é responsável pela disponibilidade (Coríntios 7.3-5), preparação e planejamento (Cantares de Salomão 4.9), interesse (Cantares de Salomão 5.2) e sensibilidades às singulares necessidades masculinas (Gênesis 24.67).

Espero que traga luz a sua vida!!! Deus os abençoe .... Bjksssss

Fontes:

ADAMS, Jay E., O Manual do Conselheiro Cristão,  Editora Fiel Ltda., 3ª Edição, 1988.
BACCHIOCCHI, Samuelle, The Marriage Covenant, Biblical Perspectives, E.U.A.
       CAVALCANTI, Bispo Robinson, Libertação e Sexualidade, 3ª Edição,  Editora Temática Publicações, 2004.
GEMELLI, Doutor Agostino, Psicologia da Idade Evolutiva, 2ª Edição,  Editora Livro Ibero-Americano Ltda., 1968.
HIRSCH, Sônia, Só para Mulheres, 2ª Edição, Editora Lidador, 2000.
LAHAYE, Tim e Beverly, Ato Conjugal, Editora Betânia, 1989.
            LAHAYE, Tim e Beverly, Respostas Francas Sobre o Sexo no Casamento, Editora Betânea, 1ª Edição, 1984.
LOPES, Hernandes Dias, Casados & Felizes, Editora Hagos. 1ª Ediçao, 2008.
MYERS, David, Introdução à Psicologia Geral, 5ª Edição, Editora LTC, 1975.
PILETTI, Nelson, Psicologia Educacional, 13ª Edição, Editora Ática,  1995.
SILVA, Josué Gonçalves, Elas Perguntam, Editora Mensagem para Todos, 3ª Edição, 2006
          SILVA, Josué Gonçalves, 104 Erros que um casal não pode cometer, Editora Mensagem para Todos, 1ª Edição, 2004


      Monografia de Bacharel em Teologia (Prª Mariza Pizzi), ultima modificação 31/10/201



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