quarta-feira, 4 de maio de 2016

O que quer dizer os rótulos de produtos de beleza?? - Parte 2

Em maio de 2012 fiz um post sobre isso (http://pastoramariza.blogspot.com.br/2012/05/o-que-quer-dizer-os-rotulos-de-produtos.html), que é um dos mais vistos até hoje, é muita palavra que não faz parte do nosso cotidiano para mostrar que o produto é bom!

Mas o que elas querem dizer?
Parte 2, né, porque de 2012 pra cá...quanta novidade!!!
* CerâmidasUm lipídio encontrado nas escamas da fibra capilar e que, em tratamentos, potencializa a hidratação

* Niacinamida - A niacinamida é uma forma ativa da niacina ou vitamina B3 (uma das oito vitaminas do complexo B) 

* Ácido hialurônico - é uma substância naturalmente presente no organismo humano, uma molécula de açúcar que atrai a água e pode atuar como um lubrificante e absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações. Do ácido hialurônico no nosso corpo, 56% dele está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada. Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também seu ressecamento 

GMO ou OGM - (Organismos Geneticamente Modificados) - são organismos nos quais o DNA foi alterado por técnicas de engenharia genética, que combina genes de seres vivos de espécie diferentes para criar uma nova espécie. Ainda não se sabe o impacto disto na sáude. No Brasil, por lei, qualquer produto que contenha mais do que 1% de produtos OGM deveria anunciar isto na embalagem, com um símbolo de um T com um triângulo em volta.

* Oxidação da pele/célulasa oxidação celular é um processo que atinge a estrutura das células e, na da pele, destrói componentes nobres como o colágeno e a elastina, além de acelerar a produção de radicais livres. A oxidação celular intensifica o processo de envelhecimento e provoca a perda do brilho e elasticidade da pele

* Antioxidantes - são as substâncias que inibem ou retardam o processo fisiológico de oxidação e combatem os efeitos nocivos dos radicais livres. Trata-se de um conjunto formado por minerais, pigmentos naturais e compostos vegetais. 
Na pele, os antioxidantes agem de diversas maneiras: podem inibir as enzimas responsáveis pelo surgimento das rugas, dificultar o processo de formação de rugas, reduzir a aspereza e aumentar a espessura da pele, neutralizar o processo de envelhecimento, reduzir a produção de radicais livres, dentre muitas outras possibilidades.  
Entre as substâncias com maior efeito antioxidante estão as vitaminas C, E (encontradas em frutas, legumes, verduras e hortaliças) e os flavonóides (encontrados em vegetais, nozes e sementes). Os antioxidantes também podem estar presentes em produtos para uso local, como cremes e outros cosméticos, e em cápsulas e suplementos alimentares. 

* Colágeno - dá sustentação às células e é responsável por conferir firmeza e elasticidade. Ele é uma proteína estrutural responsável por 25% da proteína existente no organismo e componente protéico de órgãos como pele, cartilagens e ossos. O colágeno é produzido naturalmente pelo organismo, e essa produção tende a cair com o tempo. 

* Envelhecimento intrínseco e extrínseco - o intrínseco, ou cronológico, é inevitável e decorre da passagem do tempo, acompanhando o envelhecimento do corpo. Como a pele é nosso maior e mais exposto órgão, em geral é lá que se nota primeiro o envelhecimento. 
O extrínseco, ou fotoenvelhecimento, é o envelhecimento cutâneo resultante exclusivamente de fatores ambientais, mais especificamente da exposição à radiação ultravioleta que emana com a luz do sol. 
* Ácido retinoico - é um composto derivado da vitamina A bastante utilizado para combater o envelhecimento. Estimula a produção de colágeno, atenua rugas, reorganiza fibras elásticas danificadas pela exposição ao sol e melhora a irrigação da pele. Promove ainda a esfoliação da pele, sendo também eficaz para o tratamento da acne e manchas. 


* Sem sulfato - (sulfate free) é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio (LSS). Essa é a substância que faz espuma; mas que pode remover a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz ou quebra.

* Sem parabenosão uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Entre os produtos que podem conter parabenos estão maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear. Além de cosméticos, podemos encontrar esses compostos em certos tipos de alimentos e remédios. Os parabenos oferecem proteção contra micróbios e outros microrganismos, porém, não há estudos que comprovem, mas é tido como uma substancia cancerígena.

Pantenol – Álcool do grupo das vitaminas do Complexo B, que está normalmente presente na pele e no cabelo. Hidrata e deixa os fios macios e com brilho.

* Formol - matéria completa - http://jurovalendo.com.br/2013/11/30/formol-disfarcado-como-identificar/ fabricantes que continuam a usar fornmol em suas formulas com outro nome, veja os nomes mais usados.

OBS: Os simbolos que vem nos produtos, na lateral ou na parte debaixo proximo ao nome do fabricante querem dizer o seguinte: .... tem essa matéria aqui que achei muito legal - http://www.modefica.com.br/o-que-significam-esses-simbolos-nas-embalagens-dos-cosmeticos/#.VyqnMtUrKcM

Espero que seja útil e esclarecedor para você

Bjksss....Graça e Paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário