Alguém disse uma vez que o
ensino adequado "torna os ouvidos dos homens em olhos". Isto é
exemplificado na Bíblia por tipos, parábolas, comparações e metáforas. As
verdades espirituais são apresentadas numa multiplicidade de figuras
terrestres.
A pessoa e a obra do Espírito
Santo são ilustradas nas Escrituras por várias figuras simbólicas. Essas
figuras simbólicas podem ser objetos, pessoas ou evento, que prefiguram um
outro objeto, pessoa ou evento.
Nesse texto vamos estudar algumas
destas figuras simbólicas do Espírito Santo. Deve ser lembrado que há
figuras que podem especificar mais de uma pessoa ou evento.
I.
POMBA - Em Jo 1:32, encontramos o
Espírito tomando a forma de uma pomba. As caraterísticas da pomba fazem
dela um tipo apto do Espírito que são a sua beleza, suavidade, limpeza e a
característica de ela ser facilmente incomodada (Ef 4:30). A pomba também é
inofensiva (Mt 10:16) e calma. Outras referências nas Escrituras onde este
tipo é usado são as seguintes:
A. Gênesis 1:2, pois o
Espírito é visto afagando a criação como um pássaro sobre o seu ninho.
B. Gênesis 8:6-12, uma
pomba é solta da arca por Noé. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do
Espírito Santo.
1. A pomba, não como o corvo,
recusou-se a continuar do lado de fora da arca, onde nenhum lugar limpo
podia ser encontrado. O Espírito, obviamente, só habita naqueles que têm
sido lavados pelo sangue de Cristo.
2. A pomba trouxe de volta uma
folha de oliveira como um sinal de esperança para aqueles que estavam na
arca. Isso prefigura o Espírito que traz a segurança da salvação para os
que estão em Cristo.
OBS: É interessante
notar que o corvo era um pássaro abominável (Lv 11:15). Aves também são
usadas na Escritura como figuras de espíritos demoníacos (Mt 13:4, 19; Ap 18:2).
II.
ÓLEO / AZEITE - O óleo de oliveira
(azeite) foi um artigo de grande importância na Palestina, sendo usado como
comida, remédio, iluminação e unção. É um tipo constante do Espírito Santo
tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.
1. Em Êx 40:9-11, aprendemos que o
tabernáculo e os móveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernáculo
era uma figura de Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo
Espírito.
2. Em Êx 27:20-21, notamos que
o interior do tabernáculo era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como
os pertences eram figuras de Cristo, a interpretação é fácil. Sem a
iluminação do Espírito de Deus ninguém poderia ver as glorias do nosso
Salvador.
3. Em Lv 14:14-18, aprendemos
que na purificação de uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o
azeite. Isto revela que: quando alguém é convertido e curado do pecado,
operam tanto o sangue de Cristo quanto a pessoa do Espírito Santo.
4. Os profetas, sacerdotes e
reis sendo ungidos prefiguravam a Cristo como nosso profeta, sacerdote e
rei.
5. Em Lv 2:1, encontramos a
flor de farinha (um tipo da carne imaculada de Cristo) que foi ungida com
azeite (um tipo do Espírito Santo).
6. O óleo é freqüentemente
associado, na Bíblia, a curas (Is 1:6; Lc 10:34; Mc 6:12-13). O Espírito
Santo sara espiritualmente.
III.
ÁGUA - A água é um tipo comum do
Espírito Santo na salvação. O espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos neste
tipo como gostaríamos:
1. A água é a fonte da vida.
Sem água este mundo seria um cemitério desolado e ressecado. Da mesma forma
é a presença do Espírito que traz vida e fruto espiritual para as nossas
vidas (Gl 5:22; Is 44:3; At 2:17).
2. A terra tem abundância de água.
Os remidos também têm uma fonte abundante do poder do Espírito (Jo 7:38).
3. É necessária água para a
limpeza. É o Espírito quem limpa nossos corações na regeneração e, continua
nos purificando quando diariamente nos aproximamos de nosso Pai celestial
(Tt 3:5; Êx 29:4).
4.O Espírito Santo é comparado
à água viva vinda de um córrego constante. Ele é de todas as formas
superior aos poços e às poças estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres
desta vida desaparecem e acabam, o Espírito de Deus continua sendo uma fonte
interior de vida e gozo (Jo 4:14; 7:37-39).
IV.
VENTO - O vento é um tipo especial do
Espírito porque a palavra "espirito" também pode ser traduzida
como "vento". Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espírito
(João 3:8).
1. O vento é invisível na sua
obra (Jo 3:8). Cristo assim revelou a insensatez de conectar a regeneração
com sinais visíveis como o batismo.
2. O vento não é controlado
pelos homens (Jo 3:8). O Espírito Santo é soberano em Suas operações.
3. A presença do vento é
percebida pela sua influência (Jo 3:8). Da mesma forma a presença do
Espírito Santo é conhecida pela Sua influência nos corações.
4. O vento é poderoso (At
2:1-2). O Espírito Santo pode quebrar o coração mais duro.
5. Assim como que o vento move
um barco a velas, o Espírito de Deus moveu aqueles que escreveram as
Escrituras (II Pe 1:21).
6. Da mesma maneira que o vento
seco pode murchar a beleza da natureza, o Espírito Santo pode secar o
coração orgulhoso através da Sua obra de convicção (Is 40:6-7).
V.
FOGO - Em At 2:3, vemos que o fogo era
um sinal da presença do Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é
uma evidência da presença do Senhor (Êx 3:2), da aprovação do Senhor (Lv
9:24) e da proteção do Senhor {Êx 13:21}. Talvez, todas essas idéias
estejam incluídas em Atos 2:3.
Em Ap 4:5, o Espírito é
simbolizado por sete lâmpadas de fogo. O número sete se refere ao perfeito
conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Is 11:1-4; Ap 5:6).
Espero que gostem !!! - Bjksss....Graça e Paz!!!
Bibliologia:
1 – Apostilas da Faculdade Teológica
Charisma – 2005
2 – Estudo Panorâmico da Bíblia
– Henrietta C. Mears – 2003
3 – Mini Aurélio – O
minidicionário da Língua Portuguesa – 2002
Outros:
1 – Sociedades Bíblicas
Unidas
2 – Instituto Cristão
de Pesquisas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário