segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Espirito Santo no VT e no NT

Vamos conhecer um pouco do Espirito Santo (Pneumatologia)

Desta vez nao vou escrever os versiculos... bora procurar!!!

Doutrina do Espírito Santo no VT


          O valor da obra do Espírito Santo acentua-se se observarmos sua atividade no Velho Testamento. Mesmo sendo cristãos do Novo Testamento, a nossa dependência no Espírito Santo aumenta quando contemplamos suas várias obras nas vidas dos heróis da fé do Velho Testamento. Uma outra vantagem de vermos a doutrina do Espírito Santo nos dois Testamentos é a revelação da maravilhosa unidade da Palavra de Deus. Mesmo a Bíblia nos dando uma "revelação progressiva" Paulo, em nenhum momento, contradiz a Moisés, mas refere-se a ele para que se confirme a doutrina. Tanto os escritores do Velho Testamento quanto os do Novo revelam que o Espírito de Deus é o autor de qualquer bondade que possa existir no homem.

A pessoa do Espírito Santo no NT
          Existem várias referências ao Espírito de Deus distribuídas pelo Velho Testamento. Mesmo a doutrina da Trindade, as vezes, não estando muito clara no Velho Testamento, a personalidade e a divindade do Espírito são reveladas. 
              No primeiro versículo da Bíblia (Gn 1:1), a palavra hebraica para "Deus" é usada no plural.
          Em Gn 1:2, o Espírito é expressivamente mencionado. Deus também refere-se a si mesmo no plural (Gn 1:26; 11:7) e, pelo menos, em um lugar as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas (Is 48:16).
           Muitos dos títulos atribuídos ao Espírito podem ser encontrados no Velho Testamento (Sl 51:11; Zc 12:10; e Jó 33:4). 

Bjkss... Graça e Paz!!!

Imagem WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário